Sou uma observadora nata das pessoas, dos lugares, das coisas do cotidiano... Sorrio, choro, me emociono, me deixo levar pelo mar de sentimentos que a vida tem a oferecer... Às vezes chata, às vezes insuportável, mas, às vezes, uma flor de pessoa, amável e delicada. Sou uma constante inconstante.. Sempre mais do mesmo, mas o mesmo diferente a cada dia... Quando tudo parece perdido, despedaço-me e renovo-me como a natureza para sentir-me novamente forte... Sou menina moleca, mãe dedicada, mulher serena, rebelde sem causa, despida de preconceitos e pré-noções... Sou um misto de várias coisas por aí que fazem de mim, simplesmente, Aline.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta feira 13

Hoje é sexta feira 13. Para muitos um dia de azar, maus agouros, onde as trevas reinam. Para outros é um dia de sorte, uma data bastante propícia para fazer pedidos e simpatias. Para mim é um dia especial, onde me sinto carregada de luz, energia, bons fluidos e proteção.
E você, como se sente nesse dia? Com medo? Feliz? Com sorte? Indiferente?
Crenças e superstições a parte, desejo à todos uma ótima sexta feira, seguida de um final de semana maravilhoso!
.:*Que assim seja e que assim se faça!*:.
A origem da Sexta feira 13
A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.ÿ
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
O número 13
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Öndia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.


14 comentários:

  1. Pra mim,é um dia normal...fiz uma piada no meu blog sobre a sexta feira 13,mas não acredito em nada que envolve as histórias ! rss
    Beijo,Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, para mim também é um dia como outro qualquer.
    P.S: espero que a sua vida esteja caminhando bem e que as adversidades tenham ficado para trás.
    Ótimo final de semana para você,
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a piada no seu blog, Hellen.. rsrsrrss

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula.. agora está tudo bem, graças a Deus.
    Um bju grande pra vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou passando para dizer oi!!!!
    Gostei muito deste seu Catinho, por isso me tornei seguidora.
    Quanto a sexta feira 13, eu não creio que este dia traga má sorte. Todos os dias acontecem boas e menos boas coisas não e verdade?
    tenha um bom final de Semana.
    abraço fraterno
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  6. ALINE
    SEXTA FEIRA 13 ..FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA..

    DIA QUE VIREI MÃE PELA PRIMEIRA VEZ...

    LINDO LINDO DIA

    VER MEU FILHOTE HOJE COM 24 ANOS NASCEU LINDO FORTE EU NEM LEMBREI DO DIA SO QUE ALI CONHECI O QUE É AMOR DE VERDADE

    BEIJOS
    SAUDADES

    OTILIA

    ResponderExcluir
  7. Oi Lindinha,
    Tem selinho para voce no meu blog, tá?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Para mim foi um dia bom. Pelo contrário, o primeiro animal que eu vi foi um felino branco, às 6:40 da manhã, enquanto ia para a faculdade.
    Foi um dia de sorte. =))
    Beijos meus e um bom final de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  9. oi Aline-
    adoro o 13 rsrs - nada contra - e se me desse uma mega sena então o amaria para sempre-
    tu me fez uma pergutna- como posso ser timida e falante e inquieta-
    é dificil né-
    eu era uma criança hiper timida, fui me libertando, e me tornando uma tagarela - inquieta porque sou mente inquieta - eu não sei se isot é bom - mas quanto a timida-
    tem certas coisas qeu travo, fico timida quando percebo que estou sobrando , quando entro e vejo que estão falando de mim, não tenho reação, fico triste... se vejo uma panelinha , não consigo entrar, me afasto...estas coisas , mas quando sou amiga - sai da frente -
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  10. Seja muito bem vinda ao meu cantinho,
    obrigada pela sua visita.
    tenha uma linda semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline

    sexta feira 13 para mim e um dia de sorte ,nao tenho supertiçoes .

    Parabens pela pesquisa, eu nao tinha nem ideia de como tinha surgido a sexta feira 13.

    super beijo

    ResponderExcluir
  12. Aline,
    Quando eu era menina com meus companheiros de escola me deixava muito influenciar por brincadeiras e simpatias que envolve datas como 6ª feira 13,crescendo tudo mudou,mas acredito que não faz mal alimentar o folclore,as crenças populares,apenas não podemos nos deixar condicionar por isso.Grande abraço e bom sempre te encontrar!!!

    ResponderExcluir
  13. Olha Aline!

    em plena sexta feira 13 encontrei o meu amor qe estou até hoje, sou muito feliz e realizada...ao lado dele...meu amooor eternoo!

    Adorei seu blog flor!Sucesso!

    Bjokas...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...