Sou uma observadora nata das pessoas, dos lugares, das coisas do cotidiano... Sorrio, choro, me emociono, me deixo levar pelo mar de sentimentos que a vida tem a oferecer... Às vezes chata, às vezes insuportável, mas, às vezes, uma flor de pessoa, amável e delicada. Sou uma constante inconstante.. Sempre mais do mesmo, mas o mesmo diferente a cada dia... Quando tudo parece perdido, despedaço-me e renovo-me como a natureza para sentir-me novamente forte... Sou menina moleca, mãe dedicada, mulher serena, rebelde sem causa, despida de preconceitos e pré-noções... Sou um misto de várias coisas por aí que fazem de mim, simplesmente, Aline.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Saudade é o amor que fica

 DEFINIÇÃO DE SAUDADE -
artigo do Dr. Rogério Brandão, Médico oncologista  

Como  médico  cancerologista,  já  calejado  com  longos 29 anos de atuação profissional (...) posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me  com  emoção  do  Hospital  do  Câncer  de  Pernambuco,  onde  dei  meus primeiros passos como profissional... Comecei a freqüentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria. Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com  o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.
Até o dia  em  que  um  anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois  longos  anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas  de  químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes;    também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um  dia,  cheguei  ao  hospital  cedinho  e  encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, — disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores... Quando eu morrer,  acho  que  ela  vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei:
— E o que morte representa para você, minha querida?
— Olha  tio,  quando  a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.)
— É isso mesmo.
— Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei  "entupigaitado", não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.
— E minha mãe vai ficar com saudades — emendou ela.

Emocionado,  contendo  uma  lágrima  e um soluço, perguntei:
—  E o que saudade significa para você, minha querida?
Saudade é o amor que fica!

Hoje,  aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!


Meu  anjinho  já  se  foi,  há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida,  a  tentar  ser  mais  humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega,  se  o  céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo "meu anjo", que brilha e resplandece no céu.

Imagino  ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa. Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve,  pelas  lições  que  me  ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

 
ATITUDE É TUDO!!! Seja mais humano e agradável com as pessoas.
Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha. - Viva com simplicidade.  
- Ame generosamente.  
- Cuide-se intensamente.  
- Fale com gentileza.  - E, principalmente, não reclame!

6 comentários:

  1. Amiga, que post mais lindo e encantador. Saudades é a certeza que vivemos algo inesquecível e que marcou a nossa alma e o nosso coração. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. ola chegeui aqui por que vi sua carinha la no meu blog e ja cheguei gostando...muita sensibilidade no que li..muita beleza no que vi...olha ALINEZINHA é assim que te chamam né? adorei voce ter ido la ..no meu blog..e essa lição que essa menina de 11 anos deu de força..de sabedoria..a gente tinha que levar todo dia na vida viu??e como voce bem finalizou tmos que ser mais gentis mais amorosos mais solidarios principalmente com queme sta na caminhada com a gente né?e que tambem tem seus fardos a carregar..
    beijos
    otilia

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu me emocionei de verdade, e acredito que são nesses momentos que percebemos o quanto Jesus trabaha na nossa vida, as vezes é preciso ver situações como essa para percebermos o amor de Cristo, achei muito lindo todo o texto e realmente não vi até hoje melhor definição de saudade! As crianças são sábias, Deus disse que ao entrares no céu, entre como as crianças...

    Adorei mesmo, muito reflexivo, chorei confesso...

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas.. q bom q vcs gostaram do post.. eu tbm cheguei a chorar qndo o li... eh triste, mas eh uma reflexão q devemos levar pra sempre em nossas vidas.
    Obrigada pela visitinha!!!
    Bju grande!!!

    ResponderExcluir
  5. Este texto e MARAVILHOSO! Lembrei-me de quando o meu vozinho estava dodoi e que ele lutava todos os dias para manter-se vivo para nao deixar a minha avo sozinha. Pois ela dependia dele para tudo, ele ia ao mercado, ao banco, tudo para ela.

    Eu era crianca e a minha ame que estava sempre ao lado dele. E depois de alguns anos de sua morte a minha mae me confidenciou que um dia ela estava olahndo ele atraves desses vidros do hospital e ela viu em seus olhos o pedido dele para partir. Ele todo entubado, viu quando a minha baixou a cabeca pois estava chorando e partiu silenciosamente.

    Amor e a saudade que fica !

    ResponderExcluir
  6. Eu me emocionei muito quando li... lembrei da minha vozinha q nos deixou a pouco tempo... a saudade é grande, mas tudo o q vivi ao lado dela, os ensinamentos.. tudo está gravado no coração pra SEMPRE!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...