Sou uma observadora nata das pessoas, dos lugares, das coisas do cotidiano... Sorrio, choro, me emociono, me deixo levar pelo mar de sentimentos que a vida tem a oferecer... Às vezes chata, às vezes insuportável, mas, às vezes, uma flor de pessoa, amável e delicada. Sou uma constante inconstante.. Sempre mais do mesmo, mas o mesmo diferente a cada dia... Quando tudo parece perdido, despedaço-me e renovo-me como a natureza para sentir-me novamente forte... Sou menina moleca, mãe dedicada, mulher serena, rebelde sem causa, despida de preconceitos e pré-noções... Sou um misto de várias coisas por aí que fazem de mim, simplesmente, Aline.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação é mercadoria???

Hoje, muito se ouve falar na Pedagogia das competências. Agora, tudo gira em torno do mercado, tudo precisa ser rápido e competente e eficaz. E cada vez mais a educação torna-se uma mercadoria, e de tão obsoleta que está ficando, está perdendo o valor.
O foco agora é pontuar. Quantos mais cursos profissionais, mais pontos. Melhores notas, mais pontos. Bolsas de estudos, pontos. Cursos de línguas, pontos. Até em trabalho voluntário o que conta é a pontuação e como você vai ficar bem visto perante o mundo empresarial. Pouco se importa com o social, mas com as boas marcas que ficarão em um currículo exemplar.
Cada vez mais os pais e as escolas se preocupam com o “futuro” dos seus pequenos formandos. Com o que eles vão ser quando crescerem, que caminhos irão seguir, qual posição irão alcançar na sociedade. Colocar os filhos na escola agora trata-se de um investimento no capital humano, visando transformá-los em indivíduos micro-empresas. Quem pontua é incluído, quem não pontua excluído será. Pouco importa a bagagem cultural e intelectual. Mais importante que isso é ser eficaz, eficiente, inovado e pró-ativo, ou seja, um bom marketing pessoal.
O que é mais preocupante é onde fica a formação humana desses cidadãos. Como podem levantar a bandeira do voluntariado, do bem coletivo se o que buscam por trás disso são somente pontos a acumular? O interesse acaba sendo o curricular e não o bem estar do próximo. Não interessa servir à comunidade, mas se mostrar bom o suficiente para seus futuros empregadores. Onde estão os valores morais? A qualidade do ensino, o interesse pela completa aprendizagem? Onde está o incentivo à cultura, ao crescimento intelectual? Onde vamos parar nesse caos urbano onde todos tentam suas escaladas até o topo, não importando se para isso precisarão subir pelas cabeças dos outros?
Preocupa-me muito a desvalorização do ser humano. Fico me perguntando: para que tanto empenho em aprender e entender teorias piagetianas, freudianas, vigotskianas se no final tudo o que importa é o que você tem e não o que você é como ser humano? Será que meus estudos estão sendo em vão? Qual o valor do professor na sociedade contemporânea? Será mesmo que nessas circunstâncias o futuro está na educação? Será que vale a pena continuar sonhando???...

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

(UTOPIA????)

16 comentários:

  1. Belíssima postagem! Parabéns! Onde vamos parar??? Triste será o fim, se continuarmos assim...
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Triste..
    que é que reserva a futura geração?
    Parabéns pelo post,Flor!
    Vim pra dizer que te indiquei a alguns desafios e selos que aqui se encontra
    http://evidentesselinhosemimos.blogspot.com/2011/05/desafios-e-selinhos.html
    Passa lá quando puder.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. São muitas as perguntas, inúmeros os questionamentos, e nós como sociedade não sabemos responder, perdidos que estamos em meio a tantas mudanças, que nem se quer sabemos se valem a pena ou não.Enquanto isso vamos tentando criar e orientar nossos filhos pensando sempre, que estamos fazendo o melhor. E que seja o MELHOR. Assim espero.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Muito bom e verdadeiro post!
    Até aonde vai nos levar tudo isto.
    precisamos compreender que é preciso trabalhar com o ser interior, para que possa dar o real valor que é essencial para a felicidade humana.
    felicidade está que só pode ser nos doada pela força do Amor. Quem vico o verdadeiro amor adquire sabedoria e inteligente para criar e viver novas coisas e experiencias.
    o Amor é a fonte da nossa vida.
    Tenha um lindo dia
    Abraço amigo.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  5. Lindo post!
    Muito nos preocupa a educação. Sempre foi assim. o sonho e a uta é que não podem parar jamais.
    Beijos e bom dia!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,
    Muito bom o seu post!
    Quanto à sua pergunta, acho que vale a pena sonhar sim, afinal se não existirem pessoas que se preocupem em passar os verdadeiros valores para as crianças aonde vamos parar? Não desista!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Aline!
    Tu escreve super bem, parabéns.
    É verdade, tudo acaba sendo engolido pela lógica do capital, basta ter pontos e títulos que todos ficam impressionados.
    É a velha questão, conteúdo não importa e sim aparência. Os filhos entram na lógica narciscica, pequenos troféus dos pais.
    Nisso tudo, claro, educação é o que menos importa, a palavra chave é:sucesso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. É isto amiga...a ideologia dominante que pretende resultados de lucros imediatos e inclui também a educação.Já nas bases percebemos a competição cruel e desenfreada em busca de ser melhor que o próximo e isto advém sempre aquele que tem como comprar ou pagar.O público sempre menos valorizado.Vindo parar aqui me deparei com outra realidade nesse sentido pois meus filhos estão recebendo educação pública e de qualidade,mas ainda assim há quem se lamenta pois não se pode contentar a todos...Divaguei refletindo no seu texto e foi muito bom,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline,
    Esses questionamentos eu os faço todo dia! Mas, os sonhos, querida, não podemos deixar de tê-los. Senão tudo perde o sentido.

    Olha, obrigada pela visita lá no meu cantinho. Apareça mais vezes, viu!!

    Adorei seu conteúdo e já tô seguindo.

    Bjãooooooooo

    ResponderExcluir
  10. O que será desse país? Educação é muito importante para o desenvolvimento de uma nação. Você viu absurdo do MEC deixar que um livro contenha tal erro em dizer que está certo ou pode ser falado sem concordância, por exemplo, meus livro, sendo certo "meus livros". É muito triste e lamentável. Beijinhos e bela postagem.

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline, também sou educadora, mas apenas de formação. Lecionei História e me identificava muito com as disciplinas de Pedagogia, mas o descompasso entre teoria e prática esta mais do que evidente.
    Ótima refexão, infelizmente quanto mais pensamos, mais nos decepcionamos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto. Às vezes me pego a fazer as mesmas indagações e confesso que me sinto impotente e desiludida. De qualquer forma é sempre importante ter utopias e gana de tornar realidade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline,

    Já não se constroem cidadãos mais. Apenas combatentes, consumidores, "profissionais". Não seres humanos. A Educação perdeu o sentido, perdeu o charme e a essência. Tornou-se, como você bem assinalou, um produto de consumo. Escolas de grife, educadores de grife, essas coisas. Não há mais o investimento real no material humano, aquele que construirá uma sociedade melhor, um mundo melhor. E sim um bando de cordeiros.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  15. Aline, a verdade é que lecionar hj é um mega desafio, só quem tem muito amor mesmo. Eu amo o que faço, mas vejo muitos profissionais por aí que não gostam, aí fica mais difícil o que já num é tão fácil!
    Muito bom o post...bjokitas.

    ResponderExcluir
  16. Aline,vim te trazer meu novo endereço.
    achoqueestoureflexionando.wordpress.com
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...