Sou uma observadora nata das pessoas, dos lugares, das coisas do cotidiano... Sorrio, choro, me emociono, me deixo levar pelo mar de sentimentos que a vida tem a oferecer... Às vezes chata, às vezes insuportável, mas, às vezes, uma flor de pessoa, amável e delicada. Sou uma constante inconstante.. Sempre mais do mesmo, mas o mesmo diferente a cada dia... Quando tudo parece perdido, despedaço-me e renovo-me como a natureza para sentir-me novamente forte... Sou menina moleca, mãe dedicada, mulher serena, rebelde sem causa, despida de preconceitos e pré-noções... Sou um misto de várias coisas por aí que fazem de mim, simplesmente, Aline.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ainda prefiro acreditar...


De repente meu caminho se cruza com o de uma criança... Rosto encardido de sujeira, olhos tão tristes que parecem refletir a dor de uma alma sofrida. Onde está o sorriso de criança inocente? Só vejo lábios caídos, provavelmente moldados por conta de choros excessivos provocados pela fome, pela falta de estrutura familiar, pela pobreza, pelo descaso. Onde está o conceito de infância tão aclamado nas mídias, que diz que toda criança é feliz por natureza? Definitivamente, a felicidade não é inerente à infância... (Aliás, infância não passa de um conceito criado pela sociedade moderna, mas isso é outro assunto...)
Aí começo a me questionar sobre tudo o que estudo na faculdade de Pedagogia, onde sonhos são diariamente semeados em nossas mentes, onde a nós, futuros professores, é incumbida a difícil tarefa de educar, de proporcionar a formação dos futuros cidadãos deste país. Será mesmo isso possível ou será só uma utopia? E essas crianças tão sofridas e abandonadas terão mesmo um futuro através da educação? Sim, através da educação tudo é possível, mas onde estão as condições sociais, políticas, humanas e financeiras que garantam que essa educação seja levada adiante? Fico triste em saber que isso, ainda nos dias de hoje e talvez por muito tempo, seja privilégio de uma minoria.
Levar educação e conhecimento a todos pode ser sim sonhos inocentes de acadêmicos deslumbrados como eu, mas prefiro continuar acreditando, sonhando, e principalmente, fazendo a minha parte apesar de todas as adversidades.  
Aline Teodosio.

20 comentários:

  1. Oi Aline!
    Não deixe de acreditar nos seus sonhos, eles farão com que você continue a lutar por seus ideais. É triste ver estas crianças sem perspectiva nenhuma.
    Beijinhos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste mesmo, Valéria! Mas sei que não posso desistir. Às vezes bate um desânimo, mas tiro forças até de onde não tem para continuar. Posso não mudar o mundo, mas sei q o meu melhor eu tenho que dar.
      Bjus, querida!

      Excluir
  2. Olá,Aline!!

    Não podemos deixar de acreditar nunca!!!
    Temos que lutar por um futuro melhor!
    Fazer a nossa parte, sempre!
    Belo post,querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo o q eu penso.. e quando começo a desanimar, respiro fundo, ergo a cabeça e sigo em frente!

      Excluir
  3. Oi, Aline!
    Eu sou do seu time, com certeza!
    Acho que no momento em que a gente deixar de acreditar que a vida pode ser diferente, estaremos aceitando que ela é horrível e que a injustiça deve vencer.
    Eu tenho muitos sonhos, grandes e pequeninos, de poder um dia fazer a diferença na vida de alguém, acho que a solidariedade é o sentimento mais nobre que podemos abrigar.
    Beijinhos
    adocuradomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ainda salva esse mundo são as pessoas solidárias que ainda existem por aí. O importante eh acreditar e nunca desistir.
      Bjus!!!

      Excluir
  4. Precisamos acreditar e manter firme nossos sonhos e desejos.Se der, melhor, mas nunca deixar de sonhar! beijos,chica

    ResponderExcluir
  5. Aline, que texto maravilhoso! Adoro suas crônicas. Estou no teu time. Prefiro acreditar! Senão, não há razão para sermos humanos.

    O sonho e a fé num mundo melhor definem o caráter e diferenciam o indivíduo entre as massas.

    "Tamo Junto".

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tamo junto" Day!!! Com fé e esperança em dias melhores, sempre!!
      Bjim

      Excluir
  6. Parabéns Aline por sim, continuar acreditando em um mundo melhor atraves da educação.

    Compreendo!

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Verdade! Mas não podemos só sonhar, temos q agir tbm!
      Bjus, obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Que todos os seus sonhos possam se tornar uma feliz realidade.
    Abraço carinhoso,

    ResponderExcluir
  9. Acredite, sim, Aline!
    Se cada uma de nós fizer a sua parte, podemos juntas* melhorar a situação dessas pobres crianças; eu me preocupo muito com elas. Trabalho em área carente e mesmo que "eu seja uma gota de água apenas, vale! Vale muito pra eles, temos que ter esperança!
    Te convido a ler meu post, falo de um trabalho* que fiz com as crianças e ficou bem legal.
    Sucesso pra ti, não desanima nunca; precisam de Nós!
    Beijo grande. Mery*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sempre seguirei em frente. Com certeza, essas crianças precisam e muito de nós.
      Depois passo lá no seu blog e leio esse post, sim!
      Bjus, querida!

      Excluir
  10. Se cada um não fizer a sua parte, tudo permanecerá no mesmo. Um pequeno ato faz toda a diferença. Beijinhos e linda postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Cada ato pode fazer muita diferença! O importante eh naum ficarmos de braços cruzados.
      Bjus, flor!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...