Sou uma observadora nata das pessoas, dos lugares, das coisas do cotidiano... Sorrio, choro, me emociono, me deixo levar pelo mar de sentimentos que a vida tem a oferecer... Às vezes chata, às vezes insuportável, mas, às vezes, uma flor de pessoa, amável e delicada. Sou uma constante inconstante.. Sempre mais do mesmo, mas o mesmo diferente a cada dia... Quando tudo parece perdido, despedaço-me e renovo-me como a natureza para sentir-me novamente forte... Sou menina moleca, mãe dedicada, mulher serena, rebelde sem causa, despida de preconceitos e pré-noções... Sou um misto de várias coisas por aí que fazem de mim, simplesmente, Aline.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O dia que a culpa me pegou...

Ontem, na volta da faculdade, aconteceu-me um episódio que me deixou muito reflexiva.
Como de costume, tomei um ônibus que nem sempre vem muito vago. Em meio a muitas pessoas e a muita correria consegui uma cadeira pra sentar, ufa! (depois de um dia desgastante de trabalho e de aula, era tudo que eu precisava naquele momento.).
Pois bem, comecei então a observar as pessoas dentro do coletivo e não demorou muito para eu perceber, na cadeira ao lado, um menino magro, sujo, devia ter uns dez anos mais ou menos. Estava com uma bermuda e uma camisa rasgada. Pés descalços. E ele olhava para todos os lados, para todas as pessoas. De imediato pensei: “pronto, vamos ser assaltados. Deve ter mais alguém dando cobertura a ele dentro do ônibus”. (Fiquei traumatizada depois que me aconteceu um episódio parecido). Fui a viagem inteira pensando nisso, rezando, só na espreita, cheguei a guardar o dinheiro em um bolso da calça para garantir. Porém chegamos ao terminal de ônibus que é o final da linha e nada disso aconteceu. “Ufa! Alívio!” Pensei. Na hora da descida lá estava ele, olhando pra mim. Decidi abrir passagem, mas ele novamente me olhou com os olhos mais tristes do mundo e disse docemente: “Pode passar, tia.” Agradeci com um muito obrigada gentil e um sorriso. Ele também sorriu, não só com os lábios, mas com o olhar também. Parecia até que eu tinha feito grande coisa olhando para aquele pequeno e agradecendo por um gesto. Mas pensando bem, eu fiz. Quantas pessoas já passaram por ele e viraram o rosto, fingindo não enxergar um ser humano? Quantas vezes ele já deve ter feito um gesto desses e simplesmente foi ignorado por estar marginalizado da sociedade? Senti um nó na garganta e lágrimas rolaram no meu rosto. Senti-me mais suja que ele por julgar sem conhecer, por julgar pela aparência. Afinal, ele não tinha culpa de estar naquela situação. Sujo, maltrapilho, carente de afeto, de saúde, de educação formal (escola), material e de tudo que se possa imaginar, mas ainda assim era uma criança, só uma criança, que necessita de cuidados básicos, que não deveria estar sozinha àquela hora da noite. Senti-me mesmo repugnante. Eu, estudante de Pedagogia, numa Universidade conceituada, fui contra tudo que estudo e “acredito”, vencida pelo preconceito. Onde estava a Aline que bate boca em prol dos necessitados? Que faz discursos bonitos por uma educação de qualidade para todas as nossas crianças, indistintivamente? Tudo balela. Reduzi-me a nada diante daquela criaturinha. Vergonha, vergonha de mim mesma.
Para redimir-me, sentei ao lado dele num banco do terminal. Perguntei se ele estava com fome. Ele disse que sim. Fui à lanchonete comprei-lhe um sanduíche e um suco que ele recebeu com lágrimas nos olhos e devorou em poucos minutos. Agradeceu novamente com os olhos úmidos, ainda tristes, mas agora um pouco mais brilhantes.
Muitas pessoas vão ler esse relato e dizer que não fiz nada de mais. Mas pra mim foi um aprendizado sem tamanho. Nada no mundo paga um sorriso verdadeiro de agradecimento e contentamento. Nada no mundo paga a sensação de ser anjo por um dia. 

21 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!
    Queee Lindo Alineee!
    Acredite Minha Amiga,você pode não ter feito a MAIOR coisa nesse mundo,mas essa atitude já é super orgulhosa! Quantas pessoas viu esse mesmo menino no ônibus,e pode até ter se sentido mal por ele estar na situação que ele está mas nem teve a coragem que você teve de fazer oq fez,de ajudá-lo naquele momento,foi gratificante para ele,e no fundo ele deve ter sentido que você podia saciar a fome dele,pessoas sentem quando pessoas são boas de longe,e você foi essa pessoa boa na vida dele naquele momento,digamos até o anjo para acudi-lo naquele momento.
    Se existissem mais pessoas como você nesse mundo,talvez,só talvez esse mundo seria um mundo melhor,sem esse tribulhões de crianças na rua,pedindo esmolas,e até as vezes assaltando por passar fome(falta de escolha,infelizmente)
    Belissimo post,foi tudo o que eu precisava ler nesse dia.
    Beijos minha Flor.

    ResponderExcluir
  2. Aline,
    Sim, é algo muito 'comum' no dia a dia de uma grande metrópole onde as pessoas se fecham em si,mal e somente cumprimentam aqueles de boa aparencia.Tenha certeza de que seu gesto fez a diferença no dia daquela criança.Educação é respeito pela vida,pela pessoa humana independentemente de qual seja a sua aparência.Bela reflexão,meu abraço daqui distante pra você!

    ResponderExcluir
  3. oie...Fica se sentindo culpada ou mal por essa situação..Quem nunca esteve no seu lugar..ou quantas pessoas já te julgaram sem te comhecer...Mas a vida ta ai pra podermos sempre aprender..bjim

    ResponderExcluir
  4. Aline!
    Comecei ler este e termino em soluços de choro...
    pois isso é a vida, realidade de muitos que sofrem por serem julgados por sua aparência!
    E vc teve a sensibilidade de perceber no olhar da criança todos seus anseios...
    Não se culpe... no mundo em que vivemos hoje em dia, é normal termos tais atitudes, pois desconfiamos de tudo e todos!

    E nada é por acaso!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. olá Aline,
    achei seu blog agora e adorei o seu post.
    Um dia me ensinaram que as vezes Jesus pode estar disfarçado de mendingo ou qualquer outra pessoa que geralmente desconfiamos..Acredito que Ele está sempre nos testando, o seu ato de oferecer um lanche ao menino foi lindo e devia ser seguido por todos nós!
    estou te seguindo.
    bjs.

    cordosuspiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. TODOS, mesmo sem querer um dia na vida já fomos preconceituosos, quem disser que não, está mentindo, agora persistir em ser é que é desvio de personalidade e inteligência.
    Aline, um gesto de bondade não importa se é grandioso ou pequeno, é sempre um gesto de bondade e alegra ao coração de quem dá e de quem recebe, ele te ensinou muito mas foi com certeza uma experiência de mão dupla. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. QUEM PENSAR QUE VOCE NÃO FEZ NADA DE MAIS QUERIDA ...É UMA PESSOA POR DEMAIS INSENSIVEL...POR QUE TODOS SABEMOS QUE POUCAS PESSOAS COMO VOCE SNETEM ESSA CULPA E VAI LA E FAZ O QUE TINHA QUE TER FEITO...SE TEM ALGO QUE POSSO TE DIZER AGORA..É PARABENS MENINA...VOCE AGIU COMO DEVERIA TER AGIDO E SE POR UM MINUTO TITUBEOU EM TER PRECOCEITO MAS SUA VERDADE SEU AMOR SUA ALAMA FALOU MAIS ALTO E DEU TEMPO DE FAZER A COISA CERTA ..ISSO SIGNIFICA QUE VOCE TEM ALAMA TEM CORAÇÃO E MERECE LEVAR ESSE TITULO DE PEDAGOGA..MERECE SER FELIZ!!! SE TODOS AGISSEM COMO VOCE...MESMO DEPOIS DE TER TIDO MEDO MAS MESMO TIVESSE A HUMILDADE DE PENSAR E MATAR A FOME DE UMA CRIANÇA O MUNDO SERIA MELHOR....FAÇO ISSO SEMPRE ..POR MAIS QUE AS PESSOAS DIGAM NÃO FAÇA ISSO ...AS PESSOAS ACOSTUMAM ..A PEDIR NÃO QUERO SABER EU MATO A FOME MESMO DE QUE ESTA PERTO DE MIM COM FOME..E NÃO ME IMPORTO COM O QUE DIGAM E PENSAM EU FAÇO E PRONTO;;;ALINE SE JA GOSTAVA DE VOCE HOJE MAIS GOSTO E ADMIRO ..E ASSIM QUE ENSINEI MINHA FILHA A FAZER E ELA FAZ ..MEU FILHO TAMBEM..AQUI EM CASA SOMOS TODOS SOLIDARIOS E VOU TE FALAR ...SE VOCE FOI ANJO POR UM MINUTO ..ELES TE ACOMPANHARAM PARA SEMPRE...DEUS AMA PESSOAS COMO VOCE,...QUE DEDICAM AO PROXIMO E QUANTO A SENTIMENTOS PRECONCEITUOSOS NÃO SE ENVERGONHE NÃO TODO MUNDO TEM E QUEM DIZ QUE NÃO TEM MENTE..DE UMA FORMA OU DE OUTRA NO FUNDO TODOS SOMOS ASSIM SOMOS HUMANOS E ERRAMOS TEMOS SÓ QUE APRENDER A SER COMO VOCE...CONSERTAR O ERRO A TEMPO
    BEIJOS ORGULHOSOS EM VOCE..
    OBRIGADA POR IR LA SEMPRE!!!

    OTILIA

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline, ninguém esta livre de preconceitos e o que importa é que você teve a oportunidade de rever a sua atitude e fazer a diferença.
    É tão triste a covardia que fazem com essas crianças, desamparadas por suas famílias e pelo poder público.
    Sua atitude foi exemplar e não tem nada do que se envergonhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida,
    Passando para te dizer que tem Meme pra vc
    http://evidentesselinhosemimos.blogspot.com/2011/03/recebi-esse-lindo-meme-da-pathy-do-blog.html
    Passa lá qndo puder?
    bjuss

    ResponderExcluir
  10. Oi flor obrigada pro seguir meu cantinho, o teu é um mimo tdo mto delicadinho por aqui, gostei mto, beijos e uma noite iluminada

    ResponderExcluir
  11. Aline, você teve um pré conceito se baseando na aparência daquele menino, mas não deve se culpar ou achar que seus valores foram por água abaixo.
    Infelizmente você mora num Brasil violento e, por mais que queira manter seus princípios vivos, seria humanamente impossível não pensar mal daquele garoto, ainda mais levando em conta o lugar onde vocês estavam. Todo o contexto contribuiu para você preconceituar.

    Não se culpe.
    Como disse a Paula Li você se redimiu fazendo o bem e não simplesmente foi para sua casa e ficou remoendo tudo isso.

    Tenho certeza que ele nunca mais esquecerá aquele lanche, assim como você não esquecerá mais aquele olhos brilhantes.

    Um beijo querida e muito obrigada pelos comentários tão atenciosos no meu blog.

    :)

    ResponderExcluir
  12. Olá aline tudo bem?
    mulher, adoro seus comentários no blog, muito obrigada!


    E não se sinta culpada por nada, só de perceber seu erro vc já foi muito humana.
    Parabéns pelo coração que tens.


    Um beijo

    ResponderExcluir
  13. Ah Aline infelizmente é tao comum ver esses pequenos por ai,
    e de tao traumatizados que somos, por vezes julgamos mesmo so
    pela aparência castigada.

    Mas sua atitude foi linda minha querida, quantas vezes veremos
    alguém se preocupando dessa forma por alguém que nem conhecesse?
    Saber disso, me faz acreditar que ainda tem ser humano com coração por ai, capaz de enxergar um olhar, e sentir-se feliz com um sorriso de uma criança.

    Parabéns pelo gesto!
    Tenha um lindo dia, e que muitos sorrisos lhe sejam dados.

    Bjs & abraços!

    ResponderExcluir
  14. amiga amei sua visitinha...
    e sobre minha casa ser linda engano seu, moro com minha mãe, e estou em contagem regressiva para ir pra minha casa, mas é só em agosto...
    estou tão empolgada q estou fazendo mil coisas...
    o problema vai ser aonde colocar tudo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Floor!
    Passando aqui para dizer que tem outro Meme a sua espera ,amoo indicar seu cantinho porque amo visitar aqui,então sempre q eu receber Meme sem dúvida vou lembrar de vc
    http://evidentesselinhosemimos.blogspot.com/2011/03/7-coisas-sobre-mim-1embora-pareca.html
    Passa lá qndo ´puder?
    bjinhus

    ResponderExcluir
  16. Nossa, juro que chorei. Ando muito emotiva. Mas isso é verdade. Julgamos as pessoas, esquecemos que são seres humanos também. Reclamamos muito, mas esquecemos de olhar aquelas pessoas que estão na pior situação, ainda sabem sorrir ou ser gentis. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. oiiiiiiii,tudo bem?Cheguei aqui atraves da Querida Paula e fiquei presa por aqui,que encanto de Blog,Parabens !!1

    Qto ao seu texto,me emocionei,lindo o que vc fez..Olha so´ nao se culpa ta,pois apenas o que vc sentiu no primeiro momento foi o seu ionstinto de auto -defesa e isso e´ humano.O importante e que estamos todos aqui pra aprender ,quem ja nunca julgou alguem pela aparencia,mesmo que seja por uns segundos?Novamente Parabens pelo seu Blog e´ lindo e seus textos sao maravilhosos e claaaaaaaaro que com a sua permissao (ou nao rsrsrsrsrs) voltarei sempre.Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Ai olha eu aqui de novo,ai que vergonha,o monstrinho que come letras ou coloca letras onde nao deve nos nosso comentarios me pegou,eu quis dizer "instinto"..hahha tchau

    ResponderExcluir
  19. É meninas.. foi uma experiência muito intensa pra mim. Mas valeu a pena, me senti renovada depois de ter ajudado alguém.
    Bju em cada uma de vcs!

    ResponderExcluir
  20. Aline, que experiencia enriquecedora. Émportante passarmos por situações assim, para crescermos e mudarmos internamente...afinal discurso grande parte de nós...temos cada um mais lindo que o outro, mas nada como essas belas oportunidades que a Vida nos coloca para crescermos de fato, além das palavras.Acredito que passou no teste,até porque a vida tem feito ficarmos desconfiadas de tudo e de todos, mas nada como uma segunda oportunidade de mudar uma situação. Bju, to adorando o blog!!!

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente Aline, a coisa funciona assim. A gente acaba rotulando as pessoas pela aparência delas. E vc acabou sendo tão vítima desse descaso da sociedade, como o menino tb é.
    O que aconteceu com vc é consequência desse descaso todo. E da violência que somos vítimas. Não se puna por isso. Fique feliz por vc ter notado que sua atitude estava equivocada e vc tem humildade de reconhecer e se retratar com ele.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...